Terça-feira, 24 Maio , 2022
WhatsApp
  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Negócios
  • Entretenimento
Sem resultado
View All Result
Portal AMZ!
  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Negócios
  • Entretenimento
Sem resultado
View All Result
Sem resultado
View All Result
Início Economia

Portos do Sudeste movimentaram mais de meio milhão de toneladas de carga em 2021

Oliver Yosef Por Oliver Yosef
22 de Fevereiro, 2022
no Economia
CompartilharCompartilhar

Santos (SP) registrou uma pequena queda na comercialização, mas ainda é o principal da região.

Os portos do Sudeste foram responsáveis por movimentar 565,5 milhões de toneladas em 2021, um crescimento de 8% em relação a 2020. Entre as instalações da região, o Porto de Tubarão (ES) foi o destaque. Ele comercializou 64,1 milhões de toneladas, uma variação positiva de 14,2% no comparativo entre os dois anos. 

RELP: Empresários têm até dia 31 de maio para regularizar dívidas com desconto

Estados e municípios recebem R$ 7,67 bi do governo por arrecadação com leilão do pré-sal

FPM: 35 municípios têm repasses bloqueados por falta de homologação de dados da Saúde

Pequena indústria tem o melhor desempenho no primeiro trimestre desde 2012

Os produtos que puxaram a alta nos índices são os combustíveis minerais, com uma movimentação que ultrapassa as 207 milhões de toneladas. O número representa um aumento de 10,25%. Em seguida, aparecem os minérios, com 179 milhões de toneladas e os contêineres, com 59 milhões.  

O porto de Santos (SP) continua sendo a principal instalação da região, mas registrou uma pequena queda de 0,94%. O terminal comercializou cerca de 113 milhões de toneladas. Em seguida, aparecem o Terminal de Tubarão, com 64,1 milhões de toneladas, e o Terminal Aquaviário de Angra dos Reis, com 64 milhões de toneladas. Esses portos cresceram 14,1% e 6,37%, respectivamente.

Para conferir os dados completos, basta acessar o Portal da Antaq.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, destacou que o setor continua crescendo, mesmo com um cenário de pandemia da Covid-19. “Os portos não são mais gargalos. Esses nós logísticos, na verdade, estão tendo capacidade de recepcionar e distribuir a carga. Operam cada vez com mais eficiência, apresentam resultados cada vez melhores.”

BR do Mar

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a Lei n° 14.301/2022 que estimula a navegação entre os portos nacionais em janeiro deste ano. O programa BR do Mar libera de forma progressiva o uso de navios estrangeiros na navegação de cabotagem do Brasil. A ideia é que isso ocorra sem a obrigação de contratar a construção de embarcações em estaleiros brasileiros. 

 Segundo o deputado federal Arnaldo Jardim (CIDADANIA/SP), um dos objetivos do projeto é diminuir o chamado Custo Brasil, que passa pela logística do transporte para escoamento de produção, armazenamento e transporte para a chegada de equipamentos e insumos. “A BR do Mar é nesse contexto. É diminuir o Custo Brasil, é aumentar a concorrência da cabotagem e fazer com que ela possa ser um serviço oferecido de uma forma mais variada, com mais agentes e um menor custo”, ressalta. 

O deputado federal Paulo Ganime diz que quase 8% da costa brasileira é localizada no estado do Rio de Janeiro e que quase 70% da população do estado mora no litoral. “A gente tá falando de redução de custo de frete, de logística, a gente tá falando de Custo Brasil. Então, a gente é muito dependente  da rodovia e a gente precisa avançar em outros modais , como ferroviário e como essa da BR do Mar”.

O projeto, que foi amplamente discutido no Congresso com o setores do governo e representantes da categoria, sofreu alguns vetos presidenciais. Um deles é o corte na alíquota do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), em especial sobre o adicional que incide sobre a navegação de longo curso, que passaria de 25% para 8%. O AFRMM é uma taxa cobrada sobre o valor do frete pelas empresas brasileiras e estrangeiras que operam em portos. Segundo uma nota informativa divulgada pelo Ministério da Economia, essa redução pode baixar em 4% os preços dos itens da cesta básica. 

Relator da da matéria no Senado, Trad afirma que o parlamento busca a derrubada dos vetos. “Vamos trabalhar para a derrubada dos vetos presidenciais para que volte a redação construída no Congresso Nacional. O texto foi amplamente debatido por nós e envolveu todo o setor. O projeto buscou o equilíbrio e contou sempre com a participação do Ministério da Infraestrutura “, ressalta. 

Segundo o mestre em transporte Emmanuel Aldano, a norma alterou algumas regras que impediam o desenvolvimento da cabotagem. “Temos uma oferta muito limitada de embarcações e um mercado relativamente fechado, no qual poucas cadeias produtivas podem se utilizar da oferta de embarcação. Um dos primeiros pontos que o BR do Mar pretende atacar é a liberalização de empresas de cabotagem, que não necessariamente sejam brasileiras.” 

A liberação total ocorrerá após quatro anos de transição. A mudança será da seguinte forma: depois de um ano que a lei entrar em vigor, a quantidade permitida será de dois navios; no segundo ano de vigência, serão três navios. Já no terceiro ano da mudança, serão quatro navios.  Daí em diante, a quantidade será livre, desde que sejam respeitadas as condições de segurança estabelecidas em regulamento. 

O diretor do Departamento de Navegação e Hidrovias do Ministério de Infraestrutura (DNHI), Dino Antunes Dias Batista, explica que a indústria é uma das cadeias produtivas mais beneficiadas pelo desenvolvimento da cabotagem.

“Muitas vezes a indústria nacional, devido aos custos logísticos, não possui alguns mercados dentro do próprio país. Uma indústria do Rio Grande do Sul não consegue acessar mercados do Norte, do Nordeste, não pela qualidade do seu produto, mas porque é muito caro fazer o transporte até aquela região. Esse desenvolvimento da cabotagem significa a criação de novos mercados para os usuários.”

PROPAGANDA

Dados Nacionais

No total, os portos públicos e privados do Brasil movimentaram 1,21 bilhão de toneladas de cargas em 2021. O número representa um crescimento de 4,8% em comparação a 2020. O minério de ferro foi mais uma vez o destaque, com um aumento de 4% em comparação a 2020. Em seguida, aparecem petróleo, contêineres e soja. 

O diretor geral da Antaq, Eduardo Nery, explica que o número é um sinal positivo. “Políticas públicas estão sendo muito bem conduzidas no caminho certo, evidenciadas pelos números.” Para 2022, a Antaq prevê um crescimento de 2,4%, com a movimentação de 1,239 bilhão de toneladas.

( Com Informações: Brasil 61 )

Etiquetas: BrasilcargaeconomiaPortos do Sudeste

Relacionados Postagens

RELP: Empresários têm até dia 31 de maio para regularizar dívidas com desconto
Economia

RELP: Empresários têm até dia 31 de maio para regularizar dívidas com desconto

Por Oliver Yosef
23 de Maio, 2022

Empresários têm até o dia 31 de maio para regularizar dívidas com desconto pelo Relp Para manter parte do negócio...

Leia mais
Doria desiste de candidatura e vira piada na internet

Doria desiste de candidatura e vira piada na internet

23 de Maio, 2022
Guedes diz que reeleição é tragédia brasileira e justifica atos de Bolsonaro: todos cometem excessos

Guedes diz que reeleição é tragédia brasileira e justifica atos de Bolsonaro: todos cometem excessos

19 de Maio, 2022

Pequena indústria tem o melhor desempenho no primeiro trimestre desde 2012

19 de Maio, 2022

ALIMENTOS: Projeto que facilita irrigação para produção visa driblar estiagem

19 de Maio, 2022

Marco do Câmbio: Especialistas pedem rápida regulamentação para facilitar adaptação

18 de Maio, 2022

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Recentes

FVS-RCP realiza visita técnica para fortalecer ações de monitoramento e resposta a emergências, em Parintins
Amazonas

FVS-RCP realiza visita técnica para fortalecer ações de monitoramento e resposta a emergências, em Parintins

Por Daniele
24 de Maio, 2022

Visita acontece até esta terça-feira (24/05) Para fortalecer ações de monitoramento e identificação de doenças, a Fundação de Vigilância em...

Leia mais
PROPAGANDA

FVS-RCP realiza visita técnica para fortalecer ações de monitoramento e resposta a emergências, em Parintins

‘Marcha pra Jesus’ acontece em Manaus neste sábado (28)

Wilson Lima anuncia repasse de R$ 34,9 milhões para a Prefeitura de Manaus adquirir 12 ônibus elétricos

Eleições 2022: prazo para registro de federações partidárias termina dia 31

Tifanny mostra não ter mágoas e declara apoio a Tandara após punição por doping

UEA divulga resultado de recurso administrativo da 1ª etapa do Vestibular e SIS 2021

PROPAGANDA
FVS-RCP realiza visita técnica para fortalecer ações de monitoramento e resposta a emergências, em Parintins

FVS-RCP realiza visita técnica para fortalecer ações de monitoramento e resposta a emergências, em Parintins

Por Daniele
24 de Maio, 2022

Visita acontece até esta terça-feira (24/05) Para fortalecer ações de monitoramento e identificação de doenças, a Fundação de Vigilância em...

‘Marcha pra Jesus’ acontece em Manaus neste sábado (28)

‘Marcha pra Jesus’ acontece em Manaus neste sábado (28)

Por Daniele
24 de Maio, 2022

O evento contará com 13 atrações locais e três nacionais: os cantores gospel Fernandinho e Anderson Freire, e o Quarteto...

Wilson Lima anuncia repasse de R$ 34,9 milhões para a Prefeitura de Manaus adquirir 12 ônibus elétricos

Wilson Lima anuncia repasse de R$ 34,9 milhões para a Prefeitura de Manaus adquirir 12 ônibus elétricos

Por Daniele
24 de Maio, 2022

Governador e prefeito David Almeida assinam convênio para adquirir veículos que não emitem poluentes O governador do Amazonas, Wilson Lima,...

Eleições 2022: prazo para registro de federações partidárias termina dia 31

Eleições 2022: prazo para registro de federações partidárias termina dia 31

Por Daniele
24 de Maio, 2022

Possibilidade de criação das federações foi instituída pela reforma eleitoral de 2021 O dia 31 de maio é a data...

PROPAGANDA
Portal AMZ!

Portal AMZ! Muito mais que um simples portal de notícias!

Seja um parceiro, colaborador ou anunciante AMZ!

WhatsApp: +55 (92) 98511-9616

© 2021 Portal AMZ! - Desenvolvido por Maloca Midia.

  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Negócios
  • Entretenimento
Sem resultado
View All Result
  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Negócios
  • Entretenimento

© 2021 Portal AMZ! Desenvolvido por Maloca Midia.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Nós usamos cookies. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.