Empresário vem ao Brasil a convite do ministro das Comunicações, Fábio Faria. Tecnologia da Starlink pode ser complementar ao que o governo pretende fazer em leitos de rios.
O bilionário Elon Musk está a caminho do Brasil, onde deve se encontrar em São Paulo com o presidente Jair Bolsonaro nesta sexta-feira (20). A informação sobre a sua vinda foi confirmada pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria. Apesar da participação do provável novo dono do Twitter ainda não constar da agenda oficial, já se sabe que Musk tratará da conectividade e da proteção da Amazônia. Este colunista apurou que pelo menos um projeto do governo deve estar na pauta do encontro.
O Norte Conectado prevê a instalação de fibra ótica nos leitos dos rios de estados na região amazônica. O projeto é considerado essencial para levar conectividade a uma região que ainda sofre um apagão de dados enquanto outras partes do planeta passam por uma profunda transformação digital. Serão 12 mil quilômetros de cabos, com a projeção de impactar 10 milhões de pessoas.

De que forma Musk poderia contribuir? Por meio da Starlink, empresa com a proposta de levar banda larga via satélite para regiões de difícil acesso. Os usuários contam com uma antena que fica do lado de fora – normalmente no telhado – e que se comunica com os satélites não geoestacionários para a transmissão de dados. Seria uma maneira de chegar a áreas onde a instalação da fibra ótica é impraticável hoje em dia.
Fonte: Tech Tudo.